A cidade recebeu mais um exemplar de bonde para reforçar seu acervo que agora soma 12 veículos. O carro de prefixo 38 que já pertenceu à frota santista voltou à cidade no final de fevereiro, e agora figura como futuro integrante da linha turística que percorre o Centro Histórico. A equipe de manutenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos) já prepara a restauração.
Em bom estado de conservação, tem capacidade para transportar 42 passageiros sentados e é idêntico ao bonde camarão: porém, hoje ele está aberto. A idéia e transformá-lo em reboque, para depois passar por um processo de eletrificação.
O veículo circulou em Santos entre 1912 e 1971 e, nos últimos tempos estava em exposição no Memorial do Imigrante, em São Paulo. Foi cedido à prefeitura em comodato pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Este é o 12º veículo do acervo santista, que possui exemplares nacionais e originários de Portugal, Itália, Estados Unidos e Escócia que proporcionam inclusive acesso a cadeirantes.
Santos tem atualmente um verdadeiro Museu Vivo.
Os bondes funcionaram de outubro de 1871 a fevereiro de 1971
A linha turística hoje em funcionamento tornou-se um dos principais indutores do programa de revitalização do Centro Histórico e transporta mais de 1.000 pessoas por ano. Criada em setembro de 2000, originalmente com 1,7 km de extensão, ganhou mais 1,2 km em abril de 2009, durante as comemorações do centenário do bonde elétrico, e a partir de dezembro do mesmo ano, mais 2,1 km.
Pelo 5 km de passeio são contemplados 40 pontos de interesse turístico, histórico e cultural.
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)