domingo, 28 de novembro de 2010

Rio de Janeiro Padronizando (2)

Prefeitura do Rio assinou contrato 
com vencedores da licitação dos ônibus
 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou no dia 17/09/2010 o contrato com os quatro consórcios vencedores da licitação para operar os ônibus municipais nos próximos 20 anos. A capital foi dividida em quatro áreas e os veículos terão cores diferentes, representando cada uma delas.

Com a assinatura, as empresas de ônibus terão status de concessionárias e serão passíveis de sanções por parte da prefeitura, em caso do descumprimento das regras, como a má prestação de serviços.


Outras mudanças, além das cores padrões, estão previstas como a implantação de câmeras de vídeo, tacógrafos eletrônicos e o uso do rastreador GPS para acompanhar a movimentação da frota. Algumas linhas de ônibus também devem ser remanejadas de áreas onde há excesso de veículos para regiões onde o transporte é precário.

Novidades desde outubro
O novo sistema começou a funcionar no dia 30 de outubro de 2010, juntamente com o Bilhete Único Carioca. A passagem também subirá para R$ 2,40, no entanto, portadores do cartão de integração poderão pegar uma segunda condução em um intervalo de duas horas sem pagar mais por isso. A integração não vale para ônibus especiais (com ar-condicionado).

Terminais também serão reformados Segundo a Secretaria Municipal de Transportes também estão previstas a remodelação dos terminais rodoviários, com instalação de novos sanitários nos pontos finais e equipamentos de fiscalização.
Até 2016, toda a frota de ônibus da cidade deverá ser renovada.
Os consórcios vencedores do certame licitatório utilizarão cores diferenciadas por identidade visual, à saber:

A - Consórcio Intersul _ AMARELO
B - Consórcio Internorte _ VERDE
C - Consórcio Transcarioca _ AZUL
D - Consórcio Santa-Cruz _ VERMELHO
Rio de Janeiro Padronizando


 Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário