O busólogo e colaborador William de Queiroz (Guarubus)
nos enviou essa seleção de fotos
CAIO VITÓRIA - Demonstração
CAIO ARTICULADO - VOLVO
CAIO BI-ARTICULADO VOLVO
MODELO: TOPBUS
MANECÃO
CIFERAL PADRON RIO - Demonstração
CAIO VITÓRIA VOLVO ARTICULADO DA E.M.T.U.
CAIO VITÓRIA VOLVO ARTICULADO DE GOIÂNIA
CAIO AMÉLIA ARTICULADO SCANIA
Empresa: EXPRESSO DE PRATA
THAMCO SCORPION VOLVO ARTICULADO
Empresa: SOUL
THAMCO ÁGUIA - VOLVO
CARROCERIA "GRASSI"
CARROCERIA "NICOLA"
Empresa: ÚTIL
Agradecimento espeical ao William "Guarubus" por enviar as fotos acima postadas e pela colobaração conosco.
Visitem sua página na internet:
Lá vocês encontrarão desenhos e fotos artísticas como estas abaixo:
Caio Gabriela II da Viação São Paulo dos anos 80 que hoje é a atual Sambaíba do lote 2 da zona norte de SP. Bom, ele tb faz parte dos antigos de SP. Isso é a pedido do dono do flogão abcbuss (www.flogao.com.br/abcbuss) que disse que sentia saudade dos Gabrielas II da VSP na suas cores branca e vermelha. Esta empresa não conhecia na década de 80. Na década de 90, via muitos carros da VSP tanto do lote 14 --- quanto do lote 50 --- na Celso Garcia e Pq. D. Pedro II. Em 2002, a VSP veio para a zona norte de SP e a Empresa Paulista de Ônibus foi para a Zona Leste. A Empresa Paulista de Ônibus foi logo extinta e a Viação São Paulo hoje é a Sambaíba (lote 2 2---). Não sou eu quem faz esses desenhos não. Esses desenhos são feitos em 3D e baseados nos carros reais que existiam naquela época e a linha que eles faziam.
Dados:
Carro: Caio Gabriela II MBB OF-1113
Empresa: Viação São Paulo Ltda. (hoje Sambaíba)
Linha: 312-A (Cohab Anchieta - Lgo. da Concórdia) - linha já extinta
Placa: xx-xxxx
Dados:
Carro: Caio Gabriela II MBB OF-1113
Empresa: Viação São Paulo Ltda. (hoje Sambaíba)
Linha: 312-A (Cohab Anchieta - Lgo. da Concórdia) - linha já extinta
Placa: xx-xxxx
Foto do ônibus 114.023 da Viação Bola Branca
Um "CARBRASA" que era confundido com o "CAIO JARAGUÁ"
http://www.guarubus.fotopic.net/p66337578.html
Esse ônibus tem história. primeiro porque era muito raro na frotta paulistana nos anos 60 e 70, era mais comum ve-lo no Rio de Janeiro, segundo que esse modelo na época era facilmente confundido com o Jaraguá e na verdade esse ônibus era da Viação Rio Bonito que era uma empresa co-irmã da Viação Bola Branca, em 1978 com a formação dos consórcios (saia blusa) e a compra da Bola Branca pelo grupo Ruas a empresa foi absorvida pela Viação Bola Branca, a pintura da Rio Bonito era amarelo, branco e os parachoques dos ônibus eram marrons, o esquema era o mesmo da Bola Branca, como podemos observar na foto o Carbasa ostenta algumas peças do Caio/Máscara Negra isso ocorreu devido ao fato da Carbasa ter falido no final dos anos 60 e início dos anos 70,outra coisa é o fato de a encarroçadora não ter tradição na cidade de São Paulo, ou seja, poucas empresas tiveram esse modelo por aqui, a solução encontrada foi adaptar peças da Caio neles, para atualiza-los e aproveitar a vida util do ônibus ja que esse modelo data se não estou enganado do ano de 1968/69 alguns foram reencarroçados pela CAIO, aliás a pratica de reformar ônibus inteiros nas garagens era muito comum nos anos 70, aproveitavam o chassi e carroceria até o ultimo e quando possível reencarroçavam. Para encerrar podemos observar que a bola desenhada na lataria indica que o ônibus pertencia a Viação Bola Branca, o lote 114XXX era dividido assim 114 001 a 500(Viação Bola Branca)e 114501 a 799( Viação Nossa Senhora do Socorro).
Um "CARBRASA" que era confundido com o "CAIO JARAGUÁ"
http://www.guarubus.fotopic.net/p66337578.html
Esse ônibus tem história. primeiro porque era muito raro na frotta paulistana nos anos 60 e 70, era mais comum ve-lo no Rio de Janeiro, segundo que esse modelo na época era facilmente confundido com o Jaraguá e na verdade esse ônibus era da Viação Rio Bonito que era uma empresa co-irmã da Viação Bola Branca, em 1978 com a formação dos consórcios (saia blusa) e a compra da Bola Branca pelo grupo Ruas a empresa foi absorvida pela Viação Bola Branca, a pintura da Rio Bonito era amarelo, branco e os parachoques dos ônibus eram marrons, o esquema era o mesmo da Bola Branca, como podemos observar na foto o Carbasa ostenta algumas peças do Caio/Máscara Negra isso ocorreu devido ao fato da Carbasa ter falido no final dos anos 60 e início dos anos 70,outra coisa é o fato de a encarroçadora não ter tradição na cidade de São Paulo, ou seja, poucas empresas tiveram esse modelo por aqui, a solução encontrada foi adaptar peças da Caio neles, para atualiza-los e aproveitar a vida util do ônibus ja que esse modelo data se não estou enganado do ano de 1968/69 alguns foram reencarroçados pela CAIO, aliás a pratica de reformar ônibus inteiros nas garagens era muito comum nos anos 70, aproveitavam o chassi e carroceria até o ultimo e quando possível reencarroçavam. Para encerrar podemos observar que a bola desenhada na lataria indica que o ônibus pertencia a Viação Bola Branca, o lote 114XXX era dividido assim 114 001 a 500(Viação Bola Branca)e 114501 a 799( Viação Nossa Senhora do Socorro).
Foto - Bola Branca e N.S.Socorro
Gosto muito dessa foto! Primeiro que os carros fazem parte do Consórcio Bola Branca - N.S.do Socorro. Segundo que estão estacionados num ponto da Pça da Bandeira e que considero um "santuário" em matéria de onibus em Sãp Paulo. Os dois modelos acima, um Gabriela II 1980 e um Veneza II 1978 considero os melhores modelos da década de 80, seguidos pelos Amélia, Torino G4 e Ciferal Condor. Mas como deviam sofrer esses dois!!! As rodas enlameadas entregam que na região onde atuavam (Grajaú, São José, Varginha, Cid. Dutra, etc) faltava muito asfalto.
Gosto muito dessa foto! Primeiro que os carros fazem parte do Consórcio Bola Branca - N.S.do Socorro. Segundo que estão estacionados num ponto da Pça da Bandeira e que considero um "santuário" em matéria de onibus em Sãp Paulo. Os dois modelos acima, um Gabriela II 1980 e um Veneza II 1978 considero os melhores modelos da década de 80, seguidos pelos Amélia, Torino G4 e Ciferal Condor. Mas como deviam sofrer esses dois!!! As rodas enlameadas entregam que na região onde atuavam (Grajaú, São José, Varginha, Cid. Dutra, etc) faltava muito asfalto.
Texto de:
William de Queiroz
William de Queiroz
Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)
meu pai trabalhou na bola branca nos anos 70!os carros que ele mais usou na época foram os caio bela vista e gabriela!como tinha desses dois nas ruas na época!acho que se voltassem a pintar os onibus como antigamente,o trânsito seria até mais agradável,tamanha a quantidade de cores diferentes!deixaram saudades!
ResponderExcluirSaudades!
ResponderExcluir