Trem de Paranapiacaba
O concorrido Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) faz uma viagem no tempo até a Vila de Paranapiacaba. Construído em meados de 1860 para abrigar os operários da São Paulo Railway, ligação ferroviária entre o planalto e o litoral, esse distrito de Santo André mantém prédios em estilo inglês do seculo XIX. Com embarque a cada 15 dias, sempre aos domingos, a locomotiva a diesel leva dois vagões da década de 1960 e 174 passageiros para a serra do Mar. Dentro do trem, os funcionários da CPTM estão vestidos a caráter, com gravata vermelha e quepe cinza. A composição parte pontualmente às 8h3o da Estação da Luz e retorna às 16h30, tempo suficiente para conhecer as principais atrações do vilarejo.
Bonde Turístico de Santos/SP
Quem perdeu o bonde, na época em que eles eram um importante meio de locomoção nas grandes cidades, tem a chance de sentir o gostinho de andar no mais charmoso dos antigos transportes coletivos. Na Estação Buck Jones, em frente à sede da prefeitura de Santos, cinco bondes do século 20 sinalizam que o passado ainda sobrevive por ali. O ponto de partida é na Praça Mauá (Estação ‘Buck Jones' - Centro). No roteiro de 5 km, a Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos de interesse histórico da região central da cidade. Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11h às 17h. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para menores de 5 anos e guias de turismo.
Viagem no tempo
100 anos do bonde elétrico
Bonde Funicular do Monte Serrat de Santos/SP
O bondinho do Monte Serrat com capacidade para 45 passageiros, levam 4 minutos para percorrer o percurso. Durante o passeio, os passageiros podem visualizar o paisagismo ao redor da linha e sentirem a sensação da subida de 150 metros de altura. Lá em cima, o mirante permite uma vista exuberante de grande parte de cidade de Santos/SP. A passagem ida/volta custa R$ 18,00.
Linha Conheça Santos - Roteiro
A Linha Conheça Santos funciona atualmente com o passeio panorâmico,
aos sábados, domingos e feriados nos seguintes horários : Sai de hora em hora das 9h às 17h, com possibilidade de 10 descidas e reembarques no ônibus seguinte, com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga.
O passeio dura em torno de 2 horas, com uma guia bilingue
a bordo, falando sobre os pontos turísticos por onde o ônibus passa. Com uma parada de 15 minutos na Bolsa de Café, o passeio é muito agradável, feito em um ônibus da linha Seletivo, com ar-condicionado e amplas janelas para visualização de todos os pontos turísticos que fazem parte do roteiro.
Linha Conheça Santos - Morros
Com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e acompanhamento de um guia de turismo da Setur (Secretaria de Turismo), o passeio tem parada no Centro Turístico, Cultural e Esportivo, no Morro do São Bento, onde os passageiros assistem à apresentação do Rancho Folclórico Típico Madeirense, além de apreciar exposição e venda de doces portugueses e de bordados típicos da Ilha da Madeira. São dois micro-ônibus e a passagem custam R$ 10,00.
São Paulo - Passeio de Trólebus
Linha Elétrica. A cada 10 minutos, um dos 11 trólebus com o letreiro 408A sai da Praça Rosa Alves da Silva, na Aclimação, de segunda a domingo das 6h00 às 20h00, com destino à rua Cardoso de Almeira, em Perdizes. A linha é uma das 12 que restaram de uma época em que esse tipo de transportes circulava massivamente por São Paulo e seu trajeto é uma espécie de roteiro turístico. Ela passa na porta de alguns dos principais cartões-postais paulistanos, como o Pátio do Colegio, o Edifício Altino Arantes (prédio do Banespa), o Viaduto do Chá. Com Bilhete Único, você pode fazer quatro viagens no período de três horas pagando apenas R$ 2,70 reais de segunda à sábado. Já aos domingos, essa tolerância aumenta para oito horas, nesse período, você pode saltar no meio do caminho para ver as atrações e embarcar novamente sem pagar nova passagem. O trajeto leva cerca de 50 minutos.
Trólebus em frente ao Pátio do Colégio
Texto de Fernando Cassaro
Fotos: Ricardo Rollo (4 Rodas), Diario Oficial de Santos e Prefeitura de Santos.
Fonte: Revista Quatro Rodas ano 51 nº 613, edição de Janeiro de 2011
Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)
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